Oliveira em frente ao Templo de Concórdia, na Sicília, Itália
© Alfio Finocchiaro/Shutterstoc
Um símbolo de paz entre a humanidade
Ainda que nem todos reconheçam uma Oliveira, árvore que dá azeitonas, muitos de nós já ouvimos a expressão “estender um ramo de oliveira”, que é um gesto de paz e amizade. Os sentimentos de compaixão, harmonia e sabedoria estão no cerne do Dia Mundial da Oliveira, criado pela Unesco em 2019 e celebrado todo 26 de novembro. A ideia dessa data é tanto trazer luz à resolução de conflitos ao redor do mundo quanto preservar a própria Oliveira, como essa em frente ao Templo de Concórdia, na Itália.
Esse templo dórico foi construído onde é hoje a costa sul da Sicília, em cerca de 440 a.C. As Oliveiras são nativas de regiões costeiras do mediterrâneo e são cultivadas em locais de clima semelhante, como na Califórnia e em Israel. Cerca de 90% das azeitonas colhidas são utilizadas para fazer azeite, um ingrediente que é a quintessência da culinária mediterrânea.
O cultivo de azeitonas é quase tão antigo quanto a civilização humana, assim como o são algumas dessas árvores. Apesar de não ficarem muito altas, não costumando ultrapassar 9 metros de altura, em média, elas vivem por muito tempo. Acredita-se que uma das mais antigas árvores conhecidas dessa espécie tenha 3.350 anos. Muitas vivem por milênios, com seus troncos crescendo grossos e retorcidos e seus galhos dando frutos após um século. As civilizações se erguem e declinam ao redor dessas árvores, que se mantêm resilientes e firmes.
Related Images
Today on Bing
![Olival, Vale d'Itria, Puglia, Itália](https://img.peapix.com/183f6545dc11439cbed12d5654b7527a_480.jpg)