Indian Head Cove, Parque Nacional da Península Bruce, Ontário, Canadá
© Maurice Prokaziuk/Getty Image
Penhascos, cavernas e águas cristalinas
Esculpido pelo tempo e pela água, o Parque Nacional da Península Bruce protege uma impressionante extensão da Escarpa do Niagara, em Ontário, Canadá. Estabelecido em 1987, o parque, visto na imagem do dia, preserva penhascos de calcário imponentes, cavernas ocultas, florestas densas e costas intocadas. Como parte de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, é um refúgio para espécies adaptadas ao seu terreno acidentado, como ursos-negros e veados-de-cauda-branca.
Com uma rede de trilhas, como a Cyprus Lake e Bruce, os trilheiros podem percorrer florestas espessas, descobrir formações rochosas e praias de cascalho. A famosa Gruta é uma impressionante caverna de calcário com águas azuis brilhantes, que vale cada passo da caminhada.
No Brasil, destacam-se várias Reservas da Biosfera reconhecidas pela UNESCO: a Mata Atlântica, por exemplo, abrange uma vasta área com ecossistemas diversos, incluindo praias com recifes e formações rochosas. Outro exemplo é a Serra do Espinhaço, conhecida por suas trilhas desafiadoras, paisagens montanhosas e impressionantes cachoeiras. Essas reservas desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável.