Feliz Dia das Mães!
© Suzi Eszterhas/Minden Picture
Feliz Dia das Mães!
Entre as mães, são poucas as que podem dizer que têm um laço tão forte com seus bebês como as mamães coalas. Sua gravidez dura apenas um mês (provavelmente causando inveja de outras mamíferas) e, por causa disso, seu filhotinho vai para seus braços ainda no estágio embrionário, do tamanho de uma jujuba. A mamãe irá passar o ano seguinte carregando seu filhote (conhecido como Joey, em inglês, idioma falado na Austrália) dentro de sua de sua bolsa marsupial ou em suas costas, uma característica que faz com ela tenha sido escolhida para esse Dia das Mães.
Às vezes chamadas erroneamente de ursos coala, esses animais não são ursos. Coalas são marsupiais e, como a maioria deles, elas têm a bolsa ventral, ou bolsa marsupial. Outros marsupiais conhecidos são os cangurus, gambás e as catitas, mas pode ser que o universalmente conhecido coala seja o mais fotogênico do bando. E, como tais, essas adoráveis criaturas se tornaram símbolos da Austrália, de onde são nativas.
Caso você perceba que eles sempre parecem estar em uma pose bem relaxada, é porque eles são criaturas sedentárias que moram em árvores, habitando as florestas de eucalipto australianas. A dieta dos coalas consiste primordialmente de folhas de eucalipto, que são baixas em calorias e nutrientes – e é por esse motivo que os coalas passam cerca de 20 horas diárias dormindo ou descansando. Isso faz com que não sobre muito tempo para outras coisas além de comer. Ainda bem que os coalas são pouco sociáveis e tendem a ser ermitões. Se, em algum momento, você vir dois coalas juntos, provavelmente eles são mãe e filhote, mostrando que o vínculo mamãe coala e seu filhotinho é muito especial.