Perereca Boana rufitela, Costa Rica
© Ondrej Prosicky/Shutterstoc
Um equiíbrio delicado
Imagine poder saltar 50 vezes o comprimento do seu corpo, ter pele transparente ou sobreviver no deserto sem beber água. Bem-vindo ao universo dos anuros! Com mais de 6 mil espécies conhecidas, esses fascinantes anfíbios habitam o planeta desde os tempos dos dinossauros. Sapos, robustos e adaptados ao solo, dominam a terra; rãs, com peles lisas e habilidades aquáticas, reinam nos ambientes aquáticos; e as pererecas, como a vista na imagem de hoje, são verdadeiras acrobatas das árvores, habilidosas em escaladas.
E a variedade? A rã-golias pode pesar mais de 3 quilos, enquanto o sapo-pulga é menor que uma moeda. A rã-dourada é brilhante, mas letal, e o Breviceps macrops absorve umidade pela pele. O Brasil, um verdadeiro paraíso para os anuros, abriga cerca de 16% de todas as espécies do mundo. Entre os nossos destaques está a perereca-de-vidro, cuja pele translúcida revela seus órgãos internos.
No entanto, essa diversidade está em risco. A destruição de habitats, a poluição e as mudanças climáticas ameaçam muitas dessas criaturas. Proteger esses pequenos gigantes da natureza é garantir não só a preservação de suas formas extraordinárias, mas também o equilíbrio vital de nossos ecossistemas.