Abelha sobre flores de lavanda
© Anthony Brown/Alam
O zumbido da vida
As abelhas podem ser pequenas, mas sem elas, o cardápio brasileiro seria bem diferente. Imagine a falta de frutas como manga, maracujá e até o nosso querido café. Assim como as borboletas, morcegos e beija-flores, as abelhas polinizam quase 90% das plantas silvestres e mais de 35% das culturas alimentares que consumimos. Não é à toa que elas têm um papel essencial na nossa biodiversidade e na agricultura.
Todo dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial das Abelhas, em homenagem a esses pequenos gigantes da natureza e ao pioneiro da apicultura moderna, Anton Janša. Ele defendia a ideia de que as abelhas eram os insetos mais nobres, algo que hoje é confirmado pela ciência.
Infelizmente, essas heroínas estão enfrentando desafios, como o uso de pesticidas, a destruição de seus habitats e os impactos das mudanças climáticas. Isso põe em risco a segurança alimentar e a biodiversidade global. Podemos ajudar com atitudes simples como apoiar apicultores locais e evitar o uso de pesticidas químicos. Na próxima vez que adoçar seu chá com mel, lembre-se do trabalho incansável dessas pequenas colaboradoras e da importância de protegê-las para um futuro sustentável.
Related Images
Today on Bing

Abelha cuidando do favo de mel
