Ruínas do castelo medieval dos Cavaleiros de São João, acima da vila de Chorio, ilha de Halki, na Grécia
© Massimo Ripani/eStock Phot
Vista privilegiada do mar Egeu
Halki, uma pequena ilha grega no mar Egeu, é o tipo de lugar para onde você vai quando precisa de um refúgio do seu refúgio. Local isolado, ela é calma e tranquila, diferentemente de outras ilhas gregas que costumam ser cheias de visitantes. A única forma de chegar lá é por meio de uma balsa que parte da ilha de Rodes. Halki tem uma área total de pouco mais de 28 km² de terra beijada pelo sol, e é a menor ilha habitada do arquipélago do Dodecaneso.
Uma das atrações mais populares de Halki são as ruínas de um castelo medieval construído pelos Cavaleiros de São João, no século XIV, na hoje abandonada vila de Chorio, que fica na porção sul. É uma pequena caminhada colina acima a partir da única cidade da ilha, a vila portuária de Emporio, onde a maioria das poucas centenas de habitantes vive. Uma porção significativa da população abandonou o local por volta da metade do século XX, a maioria deles tendo se instalado em uma cidade costeira do Golfo, Tarpon Springs, na Flórida, Estados Unidos, que reivindica para si o título de cidade com maior porcentagem de greco-americanos do país.
Moradores de Halki e outras ilhas gregas foram atraídos para Tarpon Springs para trabalhar como mergulhadores de esponjas, uma habilidade que aperfeiçoaram por gerações na Grécia. Hoje, em Halki, não se faz muito mais do que comer, relaxar e nadar. Assim como todas as outras ilhas gregas, Halki tem praias lindas, mas aqui, é capaz de você tê-las todas para si.