Vista aérea do rio Amazonas
© Curioso.Photography/Shutterstoc
Os rios nutrem as vidas do planeta
Dia Mundial dos Rios No Dia Mundial dos Rios, homenageamos aquele que pode ser visto como o rei de todos esses cursos d’água: o rio Amazonas, que se estende por quase 7 mil km e cruza Peru e Brasil. Sua vazão no Oceano Atlântico é de 209.000 m³ – o suficiente para encher 83 piscinas olímpicas – por segundo, muito mais do que qualquer outro rio no mundo. Ele é responsável por 20% de toda a água doce que deságua nos oceanos.
O rio Amazonas é parte vital da maior floresta tropical do mundo, que também é a mais rica em biodiversidade: a Floresta Amazônica, lar de um terço das espécies animais do planeta. Sua flora sequestra bilhões de metros cúbicos de dióxido de carbono (gás que colabora para o efeito estufa) da atmosfera ao ano, fazendo com que ela seja uma das melhores defesas da Terra contra as mudanças climáticas.
Mark Angelo, um conservacionista de rios da Colúmbia Britânica, no Canadá, propôs o Dia Mundial dos Rios em 2005, com o objetivo de reconhecer a importância desses corpos d’água para a sobrevivência da humanidade e milhões de espécies ao redor do mundo. Os rios são nossa melhor fonte de água doce, podem ser importante fonte de energia e são a base de ecossistemas complexos, além de serem fontes cruciais de irrigação para plantações, dentre outras contribuições para nosso estilo de vida.