Jardim de chá na Vila Yangjiatang, Condado de Songyang, China
© feng xu/Getty Image
Infusões de cultura
Dizem que tudo começou com uma folha flutuando em água fervente na antiga China. Séculos depois, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Hoje é o Dia Internacional do Chá, uma homenagem global à bebida atemporal, reconhecendo seu papel na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável. A imagem é do Jardim de Chá na Vila Yangjiatang, destacando a beleza das paisagens que fazem parte dessa história.
A colheita de chá é uma arte delicada, influenciada pela geografia. Da China, com suas colinas nebulosas, à Índia, com as plantações no estado de Assão, o processo varia. O chá verde é secado ao sol ou vaporizado, enquanto o chá preto passa por oxidação, desenvolvendo sabores complexos.
Já no Brasil, o chá não tem a mesma tradição milenar que China e Índia, líderes da produção global, mas encontrou seu espaço. A produção se concentra nos tipos preto e verde, usados tanto para consumo interno quanto para exportação. As plantações estão em regiões com clima ameno, como o Vale do Ribeira (SP) e áreas do Paraná e Santa Catarina, produzindo chás com sabores distintos que refletem o território brasileiro.
Related Images
Today on Bing

Plantação de chá de Cameron Highlands, Malásia

Rio Sena, em Paris, na França
