Forte Chittorgarh, na Índia
© Anand Purohit/Getty Image
Dia da Independência da Índia
Com quase 13 km de circunferência, o Forte Chittorgarh é um dos maiores da Índia, nação com muitos registros de fortalezas antigas e medievais. Só para começar, há sete portões gigantescos por onde entrar. Dentro dele, você encontra quatro palácios e 19 templos. Apesar de haver apenas 20 corpos de água no local atualmente, antigamente havia quase 100, a maioria deles, poços alimentados por captação natural e água da chuva. O Chittorgarh (“garh” significa “forte” então o local também é conhecido como “Forte Chittor”) é tão antigo, que não se sabe bem ao certo quando ele foi construído, apesar de ele constar em registros que datam do século VIII. Ele é um dentre seis grandes fortes no noroeste do estado do Rajastão, também conhecidos como os Fortes nas Colinas do Rajastão. O conjunto é reconhecido como um patrimônio da humanidade pela Unesco. Estamos trazendo esse importante e antigo complexo no aniversário de 75 anos da Independência da Índia, um dos três feriados nacionais do país.
Em 15 de agosto de 1947, a Índia se separou do Reino Unido. Ela se tornou uma nação soberana e democrática com a passagem do Ato de Independência da Índia. A papelada que selou a separação de metrópole e colônia pode até ter passado rápido pelos ritos legislativos, mas a luta pela independência dos britânicos durou 90 anos e custou muitas vidas.
As décadas que se seguiram viram o surgimento do Congresso Nacional da Índia e o levante do nacionalismo indiano, rebeliões armadas e muitos atos de desobediência civil liderados por Mahatma Gandhi e outros até que a independência realmente fosse alcançada. Ainda que a Índia como a conhecemos hoje seja uma jovem nação, o Forte Chitor nos lembram que a terra e as pessoas que fazem a Índia existem e prosperam há séculos.