Balões sobre o Parque Nacional de Göreme, na Capadócia, Turquia
© Anton Petrus/Getty Image
O valor dos monumentos e sítios históricos
Imagine um mundo sem as pirâmides, a Grande Muralha da China ou cidades antigas em cavernas — difícil, certo? Por isso, 18 de abril é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, reconhecido pela UNESCO, dedicado à proteção de tesouros culturais. Este dia celebra nossa história, alerta sobre sítios ameaçados e garante que as futuras gerações possam desfrutá-los também.
Um exemplo notável é o Parque Nacional de Göreme, na Capadócia, Turquia, famoso por suas "chaminés de fada": formações rochosas moldadas por cinzas vulcânicas e erosão ao longo dos anos. Nelas, foram esculpidas casas, igrejas e cidades subterrâneas, algumas datando do século IV. Hoje, é Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai turistas do mundo todo.
Assim como a Turquia, o Brasil também possui parques nacionais reconhecidos pela UNESCO. Um exemplo recente é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, incluído na lista em 2024. Seja por templos ou belezas naturais, esse dia nos lembra de proteger os marcos que contam a história da humanidade.
Related Images
Today on Bing

Muralhas medievais da cidade, Ávila, Espanha
