Via Láctea
© Cory Marshall/Tandem Stills + Motio
Via Láctea
Essa foto mostra uma bela vista da Via Láctea a partir do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Galáxia em forma de espiral, a Via Láctea abriga, entre 100 e 400 bilhões de estrelas. Ela é tão extensa, que seu raio precisa ser medido em anos-luz: cerca de 52.850. Isso significa dizer que, se pudéssemos nos movimentar na velocidade da luz – quase 300 milhões de metros por segundo –, ainda levaríamos quase 53 mil anos para atravessá-la de seu centro até sua borda.
A Via Láctea, cuja idade estimada é mais de 13 bilhões de anos, abriga o Sistema Solar, onde fica o planeta Terra. Nosso sistema solar fica na região do braço de Órion e quase todas as estrelas que podem ser vistas a olho nu também estão nele, incluindo o Sol.
O nome Via Láctea foi dado à nossa galáxia pelos gregos antigos, que a chamaram assim pelo aspecto esbranquiçado, leitoso. É mais fácil conseguirmos observar essa aparência em noites de inverno ou em locais com pouca poluição luminosa, como o Parque Nacional de Yosemite. Um bom local para apreciar o céu, não?