Dia Mundial do Pinguim
© Paul Souders/Getty Image
Dia Mundial do Pinguim
No Dia Mundial do Pinguim, apresentamos esses três reis que, sem dúvida, estão confabulando sobre segredos de Estado. Com este nome grandioso, você pode achar que o pinguim-rei é a maior de todas as espécies de pinguim. Na verdade, o pinguim-imperador é mais alto que ele, apesar de serem parecidos. O pinguim-rei se destaca por suas impressionantes penas amarelo-alaranjadas e uma pitada de cor de mesma tonalidade na lateral de sua cabeça. Já os pinguins-rei podem ser encontrados em ilhas antárticas e subantárticas, mas suas visitas ao litoral ocorrem somente durante a época de acasalamento e da muda de penas. Essas aves de mais de 90cm tem uma das mais longas épocas de acasalamento entre pássaros: elas duram de 14 a 15 meses. Outro fato interessante é que esses pinguins criam apenas um filhote a cada dois anos, já que leva cerca de nove meses para o bebê estar completamente emplumado.
Os pinguins-rei caçam pequenos crustáceos, peixes e lulas, ao mesmo tempo que são presas para focas, focas-leopardo e baleias assassinas. Seu processo de caça é bem-sucedido graças às suas nadadeiras, que lhes dão impulso até as profundezas do oceano, onde seu jantar fica à espreita. Podendo mergulhar até cerca de 300m de profundidade, onde há pouca claridade, eles dependem de sua excelente "visão noturna" para localizar as presas na escuridão das profundezas. Seus elegantes smokings também servem a um importante propósito (além da moda, claro): predadores que estejam olhando para baixo, vêem a parte preta da cabeça dos pinguins quando eles estão nadando, fazendo com que essas aves se misturem com as águas escuras; já as presas olhando de baixo para cima, vêem suas barrigas brancas, que se assemelham ao brilho do sol diretamente acima. Dá para pensar na combinação como, no mínimo, muito versátil.
No dia 25 de abril comemoramos o Dia Mundial do Pinguim. A data foi criada para celebrar essas adoráveis e divertidas aves e para alertar as pessoas sobre as ameaças que cercam essa família plumosa. Das cerca de 18 espécies de pinguim, 12 são consideradas ameaçadas ou vulneráveis de extinção. Dentre as principais ameaças aos pinguins, estão as mudanças climáticas e derretimento de geleiras, excesso de pesca e derramamento de óleo. Felizmente, nossos reis da imagem acima viram os números de sua população crescer nos últimos anos