Museu de Prairiefire em Overland Park, no Kansas
© Bernard P. Friel/Universal Images Group via Getty Image
Dia Internacional dos Museus
Para marcar o Dia Internacional dos Museus, nós trouxemos um destino que (ainda) não atingiu a fama do Louvre ou da Galeria Nacional de Londres, apesar de ter uma aparência muito distinta como qualquer um dos outros. Essa pequena maravilha prova que a inspiração pode ser encontrada em muitos lugares, incluindo esse subúrbio da cidade do Kansas. Com quase 4.000 m² de área, o Museu de Prairiefire, em Overland Park, no Kansas, é cerca de 50 vezes menor que o Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, com o qual tem uma parceria. Para aqueles que encontram beleza e verdade por trás de suas paredes, Prairiefire não é menos enriquecedor.
O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional de Museus em 1977, para sensibilizar as pessoas de que os museus são importantes formas de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos. É observado anualmente em 18 de maio por mais de 37 mil museus em 158 países e territórios. Cada ano tem um tema diferente. Em 2022, o mote é “O Poder dos Museus”, para inovar e promover senso de comunidade.
O Museu de Prairiefire, que abriu em maio de 2014, tem como foco a história natural. Ele pega emprestadas exibições de museus maiores e hospeda ao menos duas grandes exibições itinerantes por ano. Seu deslumbrante exterior de vidro, mostrado na foto, foi projetado para fazer referência aos pinga-fogos, incêndios controlados preventivos que ajudam a evitar incêndios de grandes proporções e são parte da vida de fazendeiros no Kansas. O vidro é dicroico, o que significa que sua cor muda de acordo com as condições de iluminação. O próprio museu em si já é uma obra de arte