“A Fada da Eletricidade” por Raoul Dufy, Museu de Arte Moderna, Paris, França
© BERTRAND GUAY/AFP via Getty Image
Vamos visitar um museu hoje?
Neste Dia Internacional dos Museus, vamos nos encantar com o grandioso afresco de 600 metros quadrados de Raoul Dufy, "A Fada da Eletricidade", exibido no Museu de Arte Moderna de Paris, na França. Criado para o Pavilhão da Luz e da Eletricidade na Exposição Internacional de 1937, a obra é inspirada no poema "Da Natureza das Coisas", de Lucrécio, e retrata a evolução da eletricidade, unindo ciência, arte e imaginação.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, destaca o papel essencial dessas instituições na promoção da cultura e do entendimento mútuo. Criado em 1977, o evento reúne mais de 37 mil museus no mundo. O tema deste ano, “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, nos leva a refletir sobre como os museus podem ser agentes de inovação.
No Brasil, a 23ª Semana Nacional de Museus segue até 18 de maio. De norte a sul, centenas de instituições se abrem à curiosidade, ao diálogo e à invenção, mostrando que museus não apenas guardam histórias, mas também ajudam a contar o que ainda está por vir.