Big Ben e Parlamento, Palácio de Westminster, Londres, Inglaterra
© Puthipong Worasaran/Getty Image
No compasso do tempo
Já ouviu as badaladas do Big Ben? O nome se refere ao sino de 13,5 toneladas que marca as horas em Londres, Inglaterra, desde 1859. A torre que o abriga, vista na imagem, foi rebatizada de Elizabeth Tower em 2012, em homenagem aos 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II. Com 96 metros de altura e mostradores de sete metros de diâmetro, ela é parte do Palácio de Westminster.
O palácio, antiga residência com séculos de história, ganhou sua aparência neogótica após o incêndio de 1834. Hoje, abriga as casas do Parlamento e o monumental Westminster Hall, de 1097 — onde tradição e poder caminham lado a lado.
Em 1968, a tradição britânica encontrou a modernidade brasileira quando Elizabeth II visitou o Brasil. Em Brasília, percorreu os traços ousados da jovem capital, conhecendo o Congresso Nacional e o Palácio Itamaraty. O encontro entre as nações foi mais que diplomático: foi simbólico. Entre a elegância centenária da Elizabeth Tower e a arquitetura futurista de Niemeyer, duas nações, dois estilos — unidos pelo desejo de expressar seus valores por meio da forma, da história e da beleza.