Vista panorâmica da cordilheira Bernina com lua de sangue ao fundo, nos alpes orientais, em Engadina, na Suíça
© Bernd Zoller/Shutterstoc
Eclipse lunar
Se você for sortudo de estar em um local de céu limpo hoje à noite, você terá a chance de testemunhar uma das grandes belezas do nosso sistema solar: um eclipse lunar total, também conhecido como lua de sangue. O apelido macabro vem da tonalidade avermelhada observada na Lua quando a Terra projeta sua sombra sobre ela. Na imagem podemos observar uma lua de sangue acima dos Alpes suíços. Um eclipse lunar total acontece quando a Terra e a Lua se alinham perfeitamente com o Sol, fazendo com que a Lua fique diretamente atrás da sombra da Terra. Quando a Terra fica atrás da sombra da Lua, acontece um eclipse solar.
Ainda que eclipses solares totais geralmente ganhem mais atenção e tenham uma entrada mais dramática, os eclipses lunares totais são majestosos à sua própria maneira e muito mais gentis. Primeiramente, porque é possível olhar diretamente para eles sem o risco de danificar os olhos. Além disso, são visíveis para muito mais pessoas do que os solares. Isso porque um eclipse lunar total pode durar horas, enquanto os solares duram apenas alguns minutos. Além disso, os lunares são visíveis de qualquer local durante a noite, enquanto eclipses solares acontecem em apenas uma estreita longitude do planeta.
O eclipse solar desta noite irá começar às 4:14 da madrugada e deve durar 85 minutos. Pode ser visto na Europa, África e partes da Ásia, mas será mais bem observado das Américas. Apesar de não serem exatamente raros, esses eclipses não ocorrem com tanta frequência e, quando acontecem, podem ser encobertos pelas nuvens. Se você perder a lua de sangue desta noite, você ainda terá uma segunda chance em novembro. Sua próxima chance depois dessas, no entanto, será daqui a três anos, então pode valer a pena se planejar para acordar mais cedo essa noite.
Related Images
Today on Bing
