Zebras-da-planície ao amanhecer, Parque Nacional de Mokala, África do Sul
© EcoPrint/Shutterstoc
A dança das listras
Hoje é o Dia Internacional da Zebra, criado em 2010 para conscientizar sobre a preservação dos ícones da fauna africana. Esses equídeos vivem do Quênia à África do Sul e se dividem em três espécies - um deles, a zebra-de-Grévy, corre risco de extinção devido a caça furtiva, perda de habitat e mudanças climáticas.
Na imagem de hoje, vemos duas zebras-das-planícies no Parque Nacional de Mokala, África do Sul, em uma paisagem de nascer do sol digna de cartão postal. Suas listras não são apenas estilosas, mas também ajudam a regular a temperatura, repelir insetos e camuflar-se. Curiosamente, cada zebra tem um padrão único, como nossas impressões digitais.
As zebras são peças-chave nos ecossistemas africanos, com seu pastoreio ajudando a controlar a vegetação e favorecendo a diversidade de outras espécies. Seja observando-as em seu habitat natural ou aprendendo sobre elas no zoológico mais próximo, todos podemos ajudar na sua preservação. Afinal, sejam brancos com listras pretas ou pretos com listras brancas, queremos que esses animais continuem a riscar nossas paisagens por muitos anos.