Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, Rio de Janeiro
© Ingolf Pompe/Alam
115 anos do nascimento de Oscar Niemeyer
Hoje celebramos os 115 anos de nascimento de Oscar Niemeyer. Em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, nascia o arquiteto que ganhou fama internacional ao projetar os edifícios cívicos da capital do país, Brasília. Conhecido como escultor de monumentos, ele assina, dentre outras obras na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a Catedral Metropolitana, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Complexo Cultural da República, que engloba o Museu Nacional da República e a Biblioteca Nacional de Brasília.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, imagem que vemos hoje, foi edificado em 1996, sobre o Mirante da Boa Viagem. A estrutura, de 4 pavimentos, oferece vista panorâmica e tem 2.500 m² de área. Sua construção, que hoje abriga mais de 1.200 obras, levou cinco anos para ser completada. Foram utilizados mais de 3,2 milhões de m³ de concreto nessa estrutura que consegue suportar ventos de até 200 km/h.
Niemeyer também foi conhecido por sua militância no Partido Comunista Brasileiro, ao qual era filiado. Esse foi um dos motivos pelo qual deixou o país após a instauração do regime militar. Mudou-se para Paris onde, dentre outras obras, desenhou a sede do Partido Comunista Francês. O arquiteto também participou do grupo de arquitetos indicados para projetar a sede da ONU em Nova Iorque e planejou o famoso Edifício Copan, em São Paulo; Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte; e a Editora Mondadori, na Itália. Certamente foi uma vida que deixou muitos legados concretos para serem apreciados pelas gerações futuras.