Tigh Mor Trossachs às margens do Loch Achray, na Escócia
© Fortunato Gatto/eStock Phot
Reflexos contemporâneos de um estiloso passado
Castelo de conto de fadas? Confere. Deslumbrante pano de fundo escocês? Confere. Lago calmo e tranquilo? Confere. Se Tigh Mor parecer idílico para você, saiba que não está sozinho. A rainha Vitória, do Reino Unido, visitou-o em seus tempos de glória e apesar de ele ter declinado ao longo dos anos (foi construído em 1849), uma restauração multimilionária foi capaz de levá-lo de volta ao esplendor de antes.
Tight Mor está logo acima do Lago Achray nos bosques escoceses (Loch Achray e Scotland's Trossachs no original em inglês), uma região tão deslumbrante que atrai artistas e pintores como mariposas para fontes de luz. Escritores também são inspirados por sua beleza. No início dos anos 1800, o poema de Sir Walter Scott “A Dama do Lago” e seu romance histórico “Rob Roy” despertaram o interesse em visitar essa área de vales, ribanceiras e canais chamados de Trossachs.
Hoje muitos visitantes fazem trilha ou andam de bicicleta por Trossachs, uma bela rota de quase 65 km que começa no Lago Lomond, passa pela beira de rios e bosques, oferece aventuras em família, bem como desafios para ciclistas e escaladores. Curte mais estar na água? Os Trossachs também são ótimos para canoagem, caiaque, SUP, vela, natação e pesca em rios e lagos.