Plantações de chá em Munnar, Kerala, na Índia
© Mazur Travel/Shutterstoc
Plantações de chá para o mundo
Munnar está situada no distrito Idukki, do estado de Kerala, na Índia. A “caxemira do sul da Índia”, como é popularmente conhecida, fica a 1600 m acima do nível do mar e, no passado, foi uma região de veraneio do império britânico. Hoje Munnar é um destino popular de lua de mel e viagens, além de ser sinônimo de colinas cobertas de um luxuoso carpete verde de plantações de chá – como visto na nossa imagem de hoje. O lugar também é conhecido por abrigar alguns dos melhores e mais bonitos jardins de chá do mundo.
Munnar se tornou conhecida para o restante do mundo na década de 1870, após a visita de Daniel Munro, um residente britânico do então reino de Travancor. Munro percebeu que as terras de Munnar eram ideais para o cultivo de chá. Pouco tempo depois, muitos outros europeus começaram a fazer plantações de chá no local ao logo da década seguinte.
Como se houvera sido cuidadosamente colocada entre as colinas e montanhas dos Gates Ocidentais, Munnar é uma destinação turística que vale a pena ser visitada o ano todo. Uma paragem montanhosa com propriedades dedicadas à plantação de chá até onde a vista alcança, belos vales, estradas sinuosas, espécies exóticas de fauna e flora, cidades cênicas e muitas cachoeiras, Munnar te convida a fazer uma pausa e passar um tempo em meio à natureza, enquanto toma uma xícara de chá. Imperdível, não é mesmo?