Lamparinas arranjadas em um mosaico para a celebração do Diwali, em Guwahati, na Índia
© Biju Boro/Getty Image
Iluminando o mundo
Essas pessoas na Índia estão acendendo lamparinas típicas chamadas de diya. Elas se preparam para celebrar o Diwali, o Festival das Luzes. Ele comemora, por cinco dias, o triunfo da luz sobre a escuridão, do bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância. As lamparinas são um símbolo do festival e são ordenadas em um rangoli, padronagem em formato de mosaico colorido que é feita no chão utilizando-se farinha de arroz seco, pó de pedras coloridas, pétalas de flores e outros tipos de corantes.
Os desenhos do rangoli são mais do que mera decoração: acredita-se que eles atraiam a Deusa hindu da riqueza e prosperidade, Lakshmi. São diferentes significados para cada dia, mas o terceiro deles – Lakshmi Puja – é considerado o principal do evento. Para se preparar para o Lakshmi Puja, as pessoas limpam suas casas para receber as bençãos de prosperidade e felicidade trazidas pela Deusa. Um rangoli é montado perto da entrada das casas ou prédios e famílias passam seus desenhos tradicionais de geração em geração.
O Diwali é um dos festivais mais importantes da fé hindu, apesar de também ser celebrado por sikhs, jainas e alguns budistas. Lamparinas são acesas em lares, templos e feiras e você as encontra iluminando praticamente qualquer espaço público.