Outono na Floresta da Turíngia e castelo de Warburg, na Alemanha
© ezypix/Getty Image
Espere, montanha! Você deve abrigar meu castelo
Ao passar seus olhos pela imagem de hoje, que traz as árvores mudando de cor na Floresta da Turíngia na Alemanha, repare no castelo distante. Esse é Wartburg, uma edificação erguida na idade média e que é muito significativa para cristãos. Ele foi o lar da santa católica Isabel da Hungria e da Turíngia, além de ter sido onde Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão enquanto estava exilado. É a maior atração turística da área e é reconhecido por representar a quintessência da arquitetura medieval.
Há um jogo de palavras muito inteligente por trás do nome Wartburg. “Warte”, em alemão, pode significar tanto “torre de observação” quanto “espera”. A tradição conta que o fundador do castelo exclamou “Warte, Berg—du sollst mir eine Burg tragen!” (“Espere, montanha! Você deve abrigar meu castelo”, em tradução livre do alemão). Repare que as palavras “Berg” e “Burg”, nessa citação, poderiam ser traduzidas como “montanha” e “forte”. E assim, dada a grande tradição da língua teuta de juntar as palavras, teria surgido o nome Wartburg.
Se o castelo não for algo que te chama a atenção, a Floresta da Turíngia, conhecida como o coração verde da Alemanha, tem charme de sobra para encantar turistas. A mais antiga e popular trilha da Alemanha, Rennsteig, se estende por quase 180 km floresta adentro. Se você for dar uma voltinha, irá perceber a calmaria geral da área e o ar fresco e puro. Você talvez até “esbarre” em uma das minúsculas vilas das redondezas que são conhecidas por serem acolhedoras com visitantes.