Visitantes da Oktoberfest em Munique, na Alemanha
© Karl-Josef Hildenbrand/Getty Image
Balançando sobre Munique
Umpa, umpa… Esse som só tem um significado (que não seja relacionado com chocolate): é época de Oktoberfest! Não comece a beber de imediato! Talvez você queira dar uma voltinha no Wellenflug, mostrado na foto de hoje, antes de encher a pança com as famosas cervejas alemãs. Elas, além de famosas, têm regulamentações muito estritas, as Reinheitsgebot (leis da pureza, em tradução livre). Estabelecidas em 1516, as leis da pureza dizem que a verdadeira cerveja alemã só pode ser feita com alguns ingredientes – originalmente cevada, lúpulo e água (apesar de novos ingredientes terem sido acrescentados à lista ao longo dos anos).
Uma verdadeira “instituição” alemã desde 1810, a Oktoberfest está de volta após ter sido cancelada nos últimos dois anos. De hoje a dois de outubro, bandas vão tocar tradicionais músicas alemãs enquanto o entusiasmado público come, bebe e festeja em Munique, na Alemanha – e em outros tantos lugares do mundo onde há comunidades alemãs.
Aliás, você sabia que a segunda maior Oktoberfest do mundo acontece em Blumenau (SC), aqui no Brasil? As datas da nossa edição são um pouco diferentes: de 5 a 23 de outubro. Na última edição, em 2019, 576.560 pessoas consumiram 608.068 litros de chope. Apesar disso, é preciso reconhecer que a terra de onde vem a Oktoberfest e seus nativos nos vencem quando o assunto é beber: cada edição da festa de Munique vende mais de nove milhões de litros de bebida. Uma festa e tanto, hein?