Araçari-castanho na região do Pantanal
© Ana Gram/Shutterstoc
Um pequeno primo do tucano
Hoje estamos embicando no Pantanal para visitar esse membro da família dos tucanos reconhecido por sua plumagem castanha em volta dos ouvidos. Você nunca ouviu falar nele? Bem, isso pode ser porque os araçaris não se diferem muito dos tucanos, se você olhar rápido. Eles têm bicos longos e coloridos e acasalam para a vida, sempre botando ovos no mesmo ninho, ano após ano. Eles são muito sociáveis, inclusive no quesito moradia: até seis araçaris adultos e seus bebês podem viver em um ninho.
Tucanos podem ser encontrados em climas tropicais das Américas Central e do Sul. No Brasil, sua ocorrência predomina em áreas de Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Reconhecidos frugíveros (ou comedores de frutas), esses pássaros também já foram vistos comendo, ocasionalmente, um pequeno lagarto ou um pássaro rival.
Dizem que um exemplar de araçari-castanho foi dado por um indígena a um explorador na primeira metade do século XX. O presente foi visto como algo de inestimável valor, uma vez que não é fácil, até para quem vive nas mesmas áreas desse primo do tucano, localizar seus ninhos e chegar até eles. Anedotas à parte, apesar de serem muito amistosos, os araçaris são aves silvestres e não devem ser mantidos como bichinhos de estimação. Que vivam felizes e livres com suas grandes famílias na natureza!