A vila de Oia, na Ilha de Santorini, Grécia
© Zebra-Studio/Shutterstock
Santorini, na Grécia
Oficialmente conhecida como Tira, Santorini talvez seja a mais famosa de todas as ilhas gregas. Localizada na porção meridional do mar Egeu, Santorini é parte do grupo de Ilhas Cíclades e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano. É muito carinho e atenção para uma ilha tão pequena (ela possui pouco mais de 72km²) de cerca de 15 mil habitantes, mas isso não é surpresa. As vilas branquinhas nas encostas de penhascos como Oia, nessa foto, são os cartões-postais perfeitos. Assim como também os são as infinitas vistas panorâmicas do azulado mar mediterrâneo.
Sua serena beleza disfarça a erupção cataclísmica que formou a ilha como a conhecemos hoje. A erupção minoica, há cerca de 3.600 anos, foi uma das maiores erupções vulcânicas que já aconteceram no mundo. Ela destruiu o que era uma próspera cidade minoica e criou uma cratera que afundou no mar, deixando para trás a pitoresca lagoa que podemos ver nessa foto. A atividade vulcânica tem continuado desde então. No centro da lagoa está a inabitada ilha vulcânica de Nea Kameni, que emergiu do mar no ano 19 da Era Comum, segundo Plínio, o Velho. Ele entrou em erupção diversas vezes nos últimos 300 anos.
Devido a sua experiência milenar, as pessoas aprenderam a conviver com a atividade vulcânica dessas ilhas. O turismo é a principal atividade de Santorini, juntamente com uma pequena indústria vinícola. Acrescente a isso o abundante céu azul, a constante brisa do mar e as tortuosas escadarias que cortam essas vilas de fábulas e você nunca deixará de ter motivos para visitar.