Dia Mundial do Papagaio
© Harry Collins/Getty Image
Dia Mundial do Papagaio
O dia mundial do papagaio começou a ser celebrado todo 31 de maio, a partir de 2004. Seu objetivo é chamar a atenção para a ameaça à existência desses pássaros no mundo. Essas longevas, carismáticas, inteligente, leais e afetuosas criaturas são ameaçadas pela perda de habitat, competitividade com espécies invasoras e captura para comércio como animais de estimação. De fato, as qualidades que as fazem tão queridas no mundo animal, também as tornam atraentes como animais de estimação.
Há quase 400 espécies de papagaios, divididos em três superfamílias: papagaios verdadeiros, cacatuas e papagaios da Nova Zelândia. A maioria vive em regiões tropicais ou subtropicais. Entre um quarto e um terço das espécies de papagaios selvagens estão ameaçadas de extinção. Estima-se que cerda de 50 milhões de papagaios estejam em cativeiro, onde podem viver tanto quanto humanos. Ao lado de corvos e pegas-rabilonga, papagaios estão entre os pássaros mais inteligentes do mundo e são conhecidos por conseguir imitar a fala humana.
O nome científico da araracanga, mostrada na imagem é Ara macao. Ara é o nome pela qual os Tupi designam várias espécies de papagaio e macao é o nome português para a araracanga. O significado seria então “papagaio araracanga”. Encontrada do Sul do México até a Bolívia, ela desapareceu de alguns de seus habitats naturais em decorrência de destruição ou captura para comércio ilegal, apesar de ainda ser encontrada em locais espalhados. Apreciada por suas cores vibrantes, a araracanga pode crescer até pouco mais de 90 cm de comprimento, principalmente por conta do tamanho de sua cauda, uma de suas marcas registradas. Elas preferem viver em árvores altas e próximo a rios. Elas tendem a se acasalar para a vida e dividem as tarefas de cuidar a prole, se revezando para cuidarem dos filhotes e um do outro, em uma impressionante demonstração de afeto.