Banner Peak visto da passagem Thousand Islands, em Ansel Adams Wilderness, na Califórnia, nos Estados Unidos
© Michael DeYoung Photography/Tandem Stills + Motio
Dia Nacional das Trilhas
Quer você seja alguém que faz caminhadas por lazer ou um trilheiro raiz, há uma trilha nacional nos Estados Unidos com seu nome nela. Para sua conveniência, as trilhas registradas na rede nacional do país são categorizadas entre pitorescas, históricas ou recreacionais, ajudando a simplificar as escolhas dos turistas. A mais famosa delas é a Appalachian Trail (classificada como pitoresca), primeira a ter sido registrada na rede nacional de trilhas, quando o ex-presidente Lyndon B. Johnson assinou a lei que criava esse sistema, em 1968. Três anos depois, em um discurso, Johnson disse que “podemos e queremos ter uma abundância de trilhas para caminhar, passear de bicicleta ou mesmo a cavalo, dentro e próximo aos centros urbanos. Temos que copiar a ideia de ter trilhas como a maravilhosa Appalachian trail em áreas rurais remotas”.
Sua visão deu frutos e hoje há trilhas protegidas ao redor do país inteiro e grande parte da manutenção desses passeios é feita por voluntários entusiasmados. Se você precisa de um incentivo para visitar locais ao ar livre, acreditamos que essa imagem pode ser o empurrãozinho que faltava. O Banner Peak e o lago Thousand Island, na Ansel Adam Wilderness, são dois dos destaques, ao lado das trilhas Pacific Crest e John Muir.
Hoje é o Dia Nacional das Trilhas, que foi estabelecido pela American Hiking Society (AHS) como um dia para se ter eventos públicos focados em apoio ao serviço das trilhas. Nesse dia “milhares de trilheiros, ciclistas, remadores, cavaleiros, grupos de trilha, agências nacionais e locais, fundos fiduciários e negócios se unem para proteger, manter e limpar terras e trilhas públicas”, explica a AHS. A sociedade busca proteger e engrandecer as trilhas nacionais dos Estados Unidos para as futuras gerações, no momento com foco em assegurar que as trilhas são inclusivas e acessíveis para todos.