Jacaretinga, no Pantanal
© Luciano Candisani/Minden Picture
Papo de jacaré
Conhecido também como jacaré-de-óculos, essa jacaretinga é um réptil carnívoro que habita rios e lagos de água doce desde o Sul do México, até o noroeste da América do Sul, incluindo a porção central do nosso país. Considerada a espécie mais comum entre os jacarés do Brasil, os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5 m de comprimento, enquanto as fêmeas têm cerca de 1,4m.
O sufixo de seu nome, “tinga”, significa branco em Tupi e se refere ao dorso desse animal, que tem a mesma cor. Quando jovens, esses répteis possuem manchas e faixas escuras no corpo e no rabo, que vão perdendo à medida que crescem. Animais notívagos, eles se reproduzem ao fim da estação seca e a ninhada pode ter entre 25 e 40 ovos. Entre seus alimentos estão, quando jovens, invertebrados terrestres. Quando adultos, comem peixes, moluscos, aves, outros répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.
Apesar de os jacarés terem sido muito lembrados pela quantidade de memes que a campanha de vacinação contra a covid-19 rendeu, a presença desses animais na Terra data de bem antes: cerca de 200 milhões de anos, muito antes dos seres humanos (cerca de 200 mil anos) e da popularização das redes sociais (pouco mais de 20 anos).
Related Images
Today on Bing
