Mãe e filhote de baleia-jubarte, Tonga
© Chase Dekker/Minden Picture
Protegendo os gigantes do mar
No terceiro domingo de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Baleia, um tributo aos gigantes dos oceanos. Criada em 1980, a data se tornou um alerta global contra as ameaças que afetam nossos mares: a ideia é preservar animais como as jubartes, protagonistas da data e da imagem do dia, que nos encantam com suas canções submersas e saltos espetaculares.
Do Ártico à Antártida, as jubartes, de até 40 toneladas, percorrem 16 mil quilômetros anualmente, desafiando correntes e fronteiras. Elas passam também pelo Brasil, que tem em suas águas costeiras berçários essenciais para esses cetáceos. Nosso país, comprometido com a Comissão Baleeira Internacional, proibiu a caça e implementou Planos de Ação Nacionais, além de fortalecer parcerias para garantir sua proteção.
Neste dia, a celebração dessas criaturas é um lembrete de que a proteção dos oceanos é um esforço contínuo. Que o canto das jubartes continue a nos lembrar da importância de preservar esses ecossistemas, garantindo que as futuras gerações também presenciem sua beleza.