Anjo do mar
© Alexander Semenov Images/Shutterstoc
Anjo do mar
Chegando como uma aparição marinha do Dia das Bruxas, esse anjo do mar é uma das cerca de 3 mil espécies de lesmas-do-mar. Elas podem ser encontradas em todos os oceanos e mares do mundo. Cientificamente conhecidas como nudibrânquios, as lesmas-do-mar são moluscos.
Falando nessas criaturinhas, você sabia que um único pesquisador, Terry Gosliner, identificou quase metade de todas as espécies do molusco conhecidas no mundo? Além disso, ele escreveu 150 artigos científicos sobre as lesmas-do-mar e deu nome a quase 350 espécies? “Tudo sobre elas desperta a imaginação!”, disse o cientista. Hoje também comemoramos o aniversário de Gosliner, então convém tirar um tempinho para admirar essas fascinantes criaturas como forma de parabenizar Terry.
As lesmas-do-mar são classificadas em seis famílias, todas notadamente minúsculas, a maior delas tendo pouco mais de 7 cm. Elas podem ser encontradas em águas árticas e tropicais e em praticamente todos os pontos entre elas. Gelatinosas, a maioria é transparente. Você notou as “asas” da foto? Elas permitem que essas criaturas “voem” a cerca de 0,35 km/h. Pode não parecer muito veloz, mas para elas é rápido o suficiente: cerca de duas vezes mais do que a velocidade de suas presas mais comuns. Algumas espécies de anjos do mar emitem uma toxina que mantém os predadores distantes, fazendo com que algumas criaturas as carreguem como uma espécie de “spray de pimenta subaquático”. Pensando nisso, talvez “anjo da guarda do mar” fosse um nome mais adequado. Alguém avise o Terry!