Filhote e adulto de coruja-buraqueira no sul da Flórida, Estados Unidos
© Carlos Carreno/Getty Image
As rebeldes do mundo das corujas
Para encontrar essas carinhas, não precisa olhar para árvores ou céus. Essas são corujas-buraqueiras, o que significa que elas moram no chão ou abaixo dele. Na verdade, elas costumam se aproveitar do trabalho duro de outros animais que cavam buracos no chão, aproveitando para fazer seus ninhos nessas escavações abandonadas. Você encontra essas aves de cerca de 23 cm nas américas do Norte e do Sul, especialmente em pradarias, áreas de cultivo ou locais de vegetação rasteira.
Elas têm um comportamento pouco típico daquele que nos vêm à mente quando falamos em corujas: preferem dar suas voltinhas de dia, lanchando insetos, exceto no momento de sol à pino, quando buscam abrigo do calor. Elas também caçam pequenos mamíferos durante à noite, fazendo bom uso das vantagens táticas oferecidas por sua excelente visão noturna e audição. Elas caçam no ar e na terra, mergulhando de galhos e usando suas longas pernas para saltitar pelo chão em busca de bichinhos, deixando-os sempre de orelha em pé.
Seus momentos de descanso costumam incluir cochilos na entrada de suas tocas ou nas sombras abaixo do solo, que também é usado para um belo banho de terra. Quando assustadas, elas correm de uma maneira saltitante (lembrando personagens de desenhos animados) em busca da segurança de suas tocas, muitas vezes gritando e piando para espantar intrusos. Elas conseguem até imitar cascavéis, o que faz seus inimigos baterem em retirada. Muito versáteis essas aves, hein? Com esse olhar desconfiado de tudo e de todos, fazem bem em ter tantos truques na manga... Opa! Nas asas.