Colunas de Basalto na Calçada dos Gigantes, norte da Irlanda, no Reino Unido
© Olimpio Fantuz/eStock Phot
O rock é eterno
Hoje é Dia Internacional do Rock e estamos celebrando não apenas essas maravilhas geológicas (rock significa pedra em inglês), mas os grandes nomes que representam esse gênero musical. Pode parecer estranho cantar elogios as pedras, mas elas estão com a humanidade desde o começo. De ferramentas a armas, elas são cruciais para nossa sobrevivência, assim como a música.
A pedra da foto, o basalto, é a rocha vulcânica mais abundante no mundo. A Calçada dos Gigantes, no norte da Irlanda, é composto por cerca de 40 mil colunas de basalto hexagonais intercaladas que se formaram após uma erupção vulcânica. Uma antiga lenda gaélica diz que o local foi construído como local de batalha para dois gigantes: o irlandês Finn MacCool e o escocês Benandonner. Outra lenda explica que MacCool teria construído a passagem para cruzar o Canal do Norte – que separa a Irlanda da Escócia – para se encontrar com uma paquera escocesa.
Já o gênero musical teria surgido muito tempo depois dessa formação rochosa, a partir da década de 1950. Fruto da mistura do Blues, Country e Jazz, ele se transformou ao longo dos anos e se desdobrou em inúmeras vertentes e bandas. Vários países exportam sua produção na área do Rock para o mundo. No próprio Reino Unido (onde está a Irlanda) surgiram bandas que influenciaram gerações de músicos: os Beatles, Pink Floyd e os Rolling Stones, por exemplo. Cada país incorpora, além dessas influências externas, muito da cultura local, criando sons inconfundíveis: quem não identifica logo de cara uma música de Chico Science e Nação Zumbi ou ainda do Legião Urbana? Seja como for, que o gênero musical seja longevo como a Calçada dos Gigantes e continue a ter esse papel de destaque na manutenção da vida humana, trazendo alegria e diversão, essenciais para uma vida plena.