Raposa vermelha
© Yossi Eshbol/Minden Picture
Conheça essa especialista nos dias de “cão”
Além de nossos cães domésticos, nenhuma outra espécie canina foi tão bem-sucedida em viver entre os humanos como a raposa. E isso acontece apesar de as pessoas a terem caçado tanto por esporte quanto por sua cobiçada pele. Independentemente de como você se sinta com relação a elas, as raposas têm o nosso respeito.
Essa astuta raposa é um belo chamariz para os “dias de cão” do verão, que começam hoje e duram 40 dias, terminando em 11 de agosto. Esses longos, calorentos e lânguidos dias de verão são associados a estrela Sirius, que é a mais brilhante desses astros visíveis a olho nu. Ela é a estrela predominante da constelação Canis Major (ou Cão Maior), daí a associação com a família canidae, da qual a raposa é parte. Os “dias de cão” começam quando a estrela Sirius desponta no céu, isto é, quando é possível ver a estrela acima do horizonte oriental – pelo menos no hemisfério norte. No hemisfério sul, o despontar de Sirius marcava o início do inverno para os polinésios, que a utilizavam como estrela guia para navegar pelo oceano. Para quem estiver na porção norte do planeta, Sirius e os “dias de cão” servem de lembrança para relaxar enquanto aproveitamos o calor dos dias mais longos do ano.
As raposas costumam aproveitar seus dias de verão cuidando dos filhotes e os preparando para o inverno, quando eles estarão no mundo por sua conta e risco. Fazendo jus à sua reputação, as raposas estão entre os mais adaptáveis e mais engenhosos dos animais. Espalhadas pelo mundo, elas vivem em florestas, pradarias, desertos, montanhas e até no Ártico. Elas se alimentam principalmente de pequenos roedores, mas são onívoros oportunistas que podem chegar a comer répteis, insetos, pássaros, frutas e raízes. Elas são caçadoras e astutas quando o assunto é comida. Talvez o motivo pelo qual elas sejam adeptas a viver entre as pessoas seja justamente porque se parecem muito conosco.