Dia Internacional do Jazz
© Kosso/Getty Image
Dia Internacional do Jazz
O mundo inteiro celebra, em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz. Criada pela Unesco, a data presta homenagem a uma forma de arte que une pessoas e culturas ao redor do mundo. O belo mural que destacamos hoje sintetiza a maravilhosa alquimia que é o jazz. Até a localização do painel – na junção da North Beach, no centro chinês de São Francisco, e a vizinhança de Barbary Coast – simboliza uma dinâmica junção de culturas e experiências galvanizadas por uma forma musical que tem despertado gênios criativos há mais de um século.
Em 1987, quando pintou a obra, Bill Weber batizou seu mural de “Jazz”. O painel traz grandes estrelas do gênero musical, como Teddy Wilson no piano, Gene Krupa na bateria e Benny Goodman e sua famosa clarineta.
O jazz se originou no início do século XX como uma mistura de estruturas harmônicas europeias e ritmos africanos. Derivado do ragtime e blues, ele foi criado por músicos afro americanos da área de Nova Orleans e se espalhou rapidamente para outras partes dos Estados Unidos e restante do mundo. O jazz continuou evoluindo para subgêneros como bebop, fusion, acid jazz e muitos outros.