Pamukkale, Turquía
© bybostanci/Getty Image
Pamukkale, Turquía
Os deslumbrantes terraços de Travertino e as piscinas termais de Pamukkale, na Turquia, têm encantado visitantes desde a fundação do spa termal greco-romano de Hierápolis, por volta do século 2 a.C. Desde então, é possível aproveitar os relaxantes banhos de 36 °C que, supostamente, têm propriedades curativas.
Pamukkale também é conhecida como “Palácio de Algodão”. O apelido faz referência ao aspecto macio das formações brancas que cobrem as laterais das colinas do local. As pedras com aspecto de algodão recebem o nome de Travertino, que é uma espécie de rocha calcária formada ao longo dos séculos por gotas que caem de fontes localizadas logo acima. Nessa foto, as imagens são de um branco alvo, mas o Travertino pode ser encontrado em cores variadas, indo do cinza ao dourado.
Os terraços das antigas ruínas de Hierápolis são tão únicos que foram considerados patrimônio da humanidade pela Unesco. Para preservar o local, há medidas como limitação do número de visitantes, então pode ser que você não consiga dar um mergulho por lá. Ainda assim, há muito o que se fazer e admirar por: andar pelas ruínas do teatro e de Necrópolis, ou pelos templos antigos e casas de banho em Hierápolis. Você estará em excelente companhia, uma vez que as fontes termais e a cidade de Hierápolis atraem mais de 2 milhões de visitantes ao ano, fazendo do local uma das atrações mais visitadas da Turquia.